Com o home office imposto pela pandemia, procurar emprego e participar de processos seletivos passou a ser – ainda mais – digital. Com o mercado de trabalho reaquecendo, as entrevistas online estão mais frequentes e, por isso, reunimos algumas dicas para você fazer uma boa entrevista e conseguir passar o que precisa para o profissional de recrutamento e seleção:
- Faça testes prévios: a maioria das entrevistas é feita em plataformas como Zoom, Google Meets, Skype e similares. Portanto, fazer testes de conexão e da plataforma que será usada, evita surpresas de última hora. Dica: teste no computador e no celular também; caso um dê problema, tem o outro aparelho para “socorrer”;
- Faça um roteiro com pontos importantes: anote em um papel ou no próprio computador / celular pontos que acha importante destacar na entrevista. Caso o entrevistador esqueça de perguntar e você ache válido falar, peça licença e diga que gostaria de complementar algumas informações;
- Escolha o melhor ambiente: geralmente, entrevistas de emprego geram uma certa ansiedade, por isso, escolher o melhor ambiente em casa para tornar a conversa leve e clara, é fundamental. Dê preferência para um lugar livre de barulhos e sem interferência de sons de outros dispositivos, como aulas on-line. Se tiver mais pessoas em casa e não estiver totalmente tranquilo, use fones de ouvido para abafar o barulho. Dica: algumas plataformas têm planos de fundo, então se você estiver em um lugar com muita bagunça, use esse recurso para não impactar de forma negativa o recrutador;
- Estude a empresa antes: aproveite a oportunidade de ser uma entrevista online e pesquise sobre a empresa e sobre quem vai te entrevistar e anote pontos importantes para falar durante o processo e criar conexão;
- Cuide do visual: não é só porque a entrevista é online que você não deve se preocupar com sua imagem. Pense no visual de acordo com o perfil da empresa;
- Feche todas as abas extras do computador: evite ficar com abas extras abertas ou aplicativos rodando durante a entrevista. Mantenha só a plataforma e talvez o site da empresa, LinkedIn e o bloco de notas com as anotações. Se estiver no celular, para evitar ligações no meio da entrevista, coloque o celular no modo avião;
- Atenção ao delay: com a internet sobrecarregada, é comum acontecer o famoso delay, aquele atraso que faz o áudio se desencontrar com a imagem. Portanto, se perceber que sua entrevista está assim, avise o recrutador e fale de forma mais pausada e aguarde um tempo depois da outra pessoa falar, assim não fica aquela conversa confusa e truncada;
O que achou dessas dicas? Se tiver mais alguma que queira compartilhar, deixe nos comentários, vamos adorar saber 🙂
0 comentários